Produtores rurais são suspeitos de vender grãos sem nota fiscal

Sumário

A investigação que recebeu o nome de operação Ultimatum ocorreu no estado do Mato Grosso e indica que 130 produtores rurais podem ter sonegado R$45 milhões vendendo grãos sem a emissão de nota fiscal. Os suspeitos teriam realizado a venda de R$110 milhões sem nota.

A operação foi realizada pela Secretaria de Fazenda do Mato Grosso – SEFAZ-MT em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários – DEFAZ, Ministério Público e o Comitê Interestadual de Recuperação de Ativos – CIRA.

Os produtores vendiam grãos para uma empresa sem nenhum tipo de documento legal que comprovasse a venda, fazendo com que nenhum tributo fosse pago e a empresa que os comprava utilizava documentação falsificada para a entrada da mercadoria e depois a vendia.

A situação está em fase de Inquérito Policial e os envolvidos serão notificados para prestarem esclarecimentos e, ainda, terão a chance de regularizar seus débitos frente ao CIRA. Se condenados responderão pelo crime de fraude e sonegação fiscal pela prática do que é conhecido como “nota fria”.

Com informações de Dia Rural

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn