Uma operação realizada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, desvendou um esquema de abate clandestino de cavalos e a comercialização de carne sem inspeção. No dia 07 de dezembro foram apreendidos 450 quilos de carne de cavalo, objetos e máquinas suspeitos de serem objeto de roubo. A operação foi motivada por uma denúncia e. resultou na prisão de duas pessoas.
Esse problema é uma questão de saúde pública e houve um aumento considerável em situações desse tipo com a diminuição de servidores na fiscalização agropecuária e com o desmonte de inspetorias de defesa agropecuária.
O desmonte das inspetorias se deu por conta de uma exigência da Organização da Saúde Animal que passou a determinar que toda inspetoria tivesse um médico veterinário e o governo, ao invés de contratar profissionais da veterinária para aquelas que não contavam com a participação de um, eliminou-as.
Já a questão da falta de servidores públicos ocorre porque muitos se aposentaram e outros pediram exoneração e o último concurso público para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR, ocorreu em 2014.