Conseguir a cidadania italiana é algo que muitos brasileiros desejam. Por outro lado, a forte imigração de italianos para o Brasil entre 1870 e 1920 deixou um legado significativo. Desse modo, cerca de 15% da população brasileira tem direito à cidadania italiana por descendência (ius sanguinis).
No entanto, não basta ter um italiano na árvore genealógica. É crucial apresentar documentos que comprovem o vínculo e seguir os ritos burocráticos.
Por esse motivo, hoje vamos explicar quais são esses ritos e documentos e como são as etapas a se cumprir para conquistar a cidadania. Leia até o final e confira.
Como conseguir a cidadania italiana
O passaporte italiano lidera o ranking dos mais poderosos do mundo, segundo o Henley Passport Index. Com ele, você tem livre acesso a 194 países, incluindo os EUA e o Canadá, sem necessidade de visto específico.
Aliás, nos últimos três anos, a busca por passaportes italianos aumentou 35% entre os brasileiros, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Itália. Isso porque, além do passaporte, a cidadania italiana oferece a possibilidade de residir e trabalhar na União Europeia.
Se você é um desses brasileiros que sonha em se tornar um cidadão italiano, veja os passos necessários para alcançar esse objetivo.
Verifique se você tem direito
O primeiro passo é confirmar se você tem direito à cidadania italiana. Existem diferentes critérios:
- Jus Sanguinis: transmitida a partir do ascendente italiano (nascido na Itália) aos seus descendentes, sem limite de gerações;
- Casamento: Pessoas casadas com italianos por pelo menos 3 anos (sem filhos legítimos) ou 1 ano e 5 meses (com filhos);
- Residência: Se você vive legalmente na Itália por 10 anos ou mais.
Reúna os documentos necessários
Depois de comprovar que tem direito a solicitar a cidadania italiana, é hora de reunir a documentação que comprove esse fato. A saber, esses documentos incluem:
- Certidões de nascimento (do solicitante até o ascendente);
- Certidão Negativa de Nacionalidade;
- Certidão de óbito do italiano da família (se aplicável);
- Certidões de casamento desde o italiano até você.
Revise e corrija os documentos para solicitar a cidadania italiana
O processo de reconhecimento da cidadania italiana exige precisão. Assim sendo, corrija quaisquer erros nas certidões para evitar problemas futuros. Vale lembrar que papéis rasurados ou com qualquer informação inconsistente não servem.
Nesse sentido, pode ser uma boa ideia considerar contar com assessoria especializada para analisar os documentos e agilizar o processo.
Tradução e apostilamento
Para terem validade perante as autoridades italianas, os documentos precisam passar por uma tradução juramentada. Para isso, você precisa contratar um tradutor juramentado.
Em seguida, é necessário fazer um procedimento chamado Apostila de Haia, para garantir sua validade internacional. Desse modo, este apostilamento dispensa demais carimbos e certificações. Para fazer esse procedimento, é preciso ir a um cartório autorizado, levando os documentos já traduzidos conforme determina a lei.
Escolha a forma de reconhecimento para conseguir a cidadania italiana
Existem algumas formas diferentes de obter a cidadania, e você pode optar pela que melhor se encaixa nas suas possibilidades:
- Direto na Itália: nesse caso, você precisa reunir toda a documentação e viajar para a Itália para cumprir os requisitos. Lá, você precisará alugar uma casa ou apartamento, e entrar em contato com o Comune (prefeitura) da região onde fixou residência;
- Via Judicial: processo realizado no Brasil, com duração de 24 a 36 meses. Assim, você pode entrar em contato com um advogado especializado em imigração, que dará entrada no processo;
- Via Consulado Italiano: envie a documentação ao consulado e aguarde na fila. De fato, isso pode demorar um pouco, pois eles liberam conforme o ano de requerimento. Porém, a justiça determina que o prazo para sair a resposta seja de até 730 dias.
Por fim, vale lembrar que cada caso é um caso, e que você deve escolher a melhor forma de acordo com o que for menos complicado para o seu. Afinal, os custos para contratar uma assessoria legal pode ser menor que o de viajar para a Itália e se manter lá durante o processo, por exemplo.
Gostou de saber mais sobre como conseguir a cidadania italiana sem complicações? Agora coloque essas dicas em prática e conquiste a sua!
Leia também: Guia definitivo para a cidadania italiana: requisitos e procedimentos
Siga nosso Instagram: @kohladvogados