A Itália é um dos países mais bonitos e ricos culturalmente, além de oferecer boas condições de saúde, trabalho e estudo. Desse modo, não é uma surpresa que a procura pela cidadania italiana seja tão grande.
Assim sendo, muita gente se pergunta se é elegível para conseguir essa cidadania, uma vez que é comum haver parentes nascidos na Itália e que vieram para o Brasil em nossas árvores genealógicas. Por esse motivo, hoje trouxemos muitas informações e dicas para que você saiba como descobrir se pode ou não se tornar legalmente um cidadão italiano. Então, leia até o final e confira!
O que é a cidadania italiana?
A cidadania italiana é um status legal que dá a alguém os mesmos direitos e deveres de uma pessoa que nasceu na Itália. Assim, ela possibilita que a pessoa more, trabalhe e estude na Itália e em outros países da União Europeia sem nenhum impedimento.
Além disso, a cidadania italiana dá acesso a vários benefícios sociais e de saúde que a Itália oferece para seus cidadãos. Sem contar que a pessoa que conquista a cidadania pode transmitir esse status para seus descendentes e, muitas vezes, para seus cônjuges.
Embora o processo de obtenção da cidadania possa ser um tanto complicado, a recompensa também é grande, seja do ponto de vista financeiro, cultural ou pessoal.
Como saber se você tem direito à cidadania italiana
A forma mais fácil de conseguir a cidadania italiana é por meio da ascendência, o chamado ius sanguinis (direito de sangue). Aliás, esse direito não tem limite de geração, então, se você tem um trisavô nascido na Itália, por exemplo, pode reivindicá-lo.
Para saber se você tem direito à cidadania italiana, é importante investigar sua árvore genealógica para checar se você tem antepassados nascidos ou naturalizados naquele país, como avós, bisavós, etc.
Em seguida, é necessário reunir uma documentação que comprove sua relação com seus ascendentes italianos. Como certidões de nascimento, casamento e óbito, passaportes, carteiras de identificação, dentre outros.
Aliás, se você achar muito difícil encontrar e reunir esses documentos, considere buscar a ajuda de um profissional. Afinal, ele poderá saber como e onde conseguir esses comprovantes o mais rápido possível.
Por fim, se houver comprovação documental que você é elegível a receber a cidadania italiana, você poderá dar entrada no processo de obtenção no consulado responsável por sua área de origem.
Quais são os documentos necessários?
Os documentos que você vai precisar para comprovar que tem direito à cidadania italiana são as certidões brasileiras, que incluem:
- Certidões de nascimento: comprovantes de nascimento seus e de seus antepassados, para comprovar a relação;
- Certidões de casamento: caso seu estado civil seja casado, pode ser necessário;
- Certidões de óbito: certidões de óbito de parentes italianos podem ser importantes para corroborar com sua alegação de legítimo descendente;
- Documentos de identidade: seu RG, CPF, CNH e outros documentos atuais serão solicitados;
- Certidão de antecedentes criminais: em alguns casos, pode ser necessário provar que você não tem impedimentos legais para sair do país e entrar na Itália.
Como é o processo para obtenção da cidadania italiana?
O processo pode ser feito em solo brasileiro ou na Itália. De todo modo, é preciso reunir a documentação, que deve passar por um processo de tradução juramentada. Isto é, um profissional juramentado deverá fazer a tradução dos documentos para garantir que eles são legítimos e que o conteúdo em italiano é fidedigno ao brasileiro.
Depois disso, é preciso solicitar o apostilamento desses documentos, o que você pode fazer em um cartório ou via online com um profissional autorizado.
Então, após a apostila já estar com carimbo e assinatura, você deve encaminhá-la ao consulado responsável pela sua área. Ou então, se você optar por solicitar a cidadania na Itália, deverá agendar uma hora para entregar os documentos no Comune (autoridade municipal italiana).
Na Itália, o processo de aprovação é mais rápido, mas você deve levar em conta os gastos com a viagem, estadia, etc. Pelo consulado, o prazo de resposta é de até 730 dias, sendo que o órgão processa os pedidos conforme o ano de requerimento.
Agora que você já sabe como verificar se é elegível à cidadania italiana e o que fazer, caso seja, coloque as dicas em prática!
Leia também: 5 passos para tirar a cidadania italiana
Siga nosso Instagram: @kohladvogados