Conheça os principais aspectos e vantagens do Fiagro

Vantagens do Fiagro

Sumário

O Fiagro, criado em 2021, oferece aos investidores uma oportunidade de entrar para um dos setores mais relevantes da economia brasileira: o agronegócio. Desde sua concepção, esses fundos têm conquistado a confiança dos investidores no Brasil, tornando-se uma alternativa capaz de gerar retornos superiores ao CDI.

Porém, muitas pessoas não sabem como esse tipo de investimento funciona e pode deixar de investir em algo com bastante potencial de lucro. Pensando nisso, hoje vamos explicar de maneira objetiva e simplificada o que são Fiagros, quais as vantagens e como investir neles. Leia até o final e entenda de vez o assunto.

O que é Fiagro?

Os Fiagros são fundos de investimento que direcionam seus recursos para cadeias produtivas da agroindústria e também para imóveis relacionados ao setor. Essa abordagem permite explorar tanto atividades imobiliárias quanto aquelas ligadas à produção agrícola.

O Fiagro funciona de forma semelhante aos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Afinal, ambos são investimentos em que os adeptos compram cotas em investimentos, os quais são geridos por especialistas com foco no lucro. Então, os lucros desses empreendimentos são divididos proporcionalmente entre os cotistas.

Porém, não é só isso, e a política de investimento dos Fiagros pode incluir:

  1. Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs): títulos de dívida privados;
  2. Imóveis e propriedades rurais;
  3. Sociedades envolvidas na exploração de atividades da cadeia do agronegócio;
  4. Cotas de outros fundos do setor agro.

Vantagens do Fiagro para investidores

Historicamente, o setor do agronegócio demonstrou resistência em momentos de turbulência. Durante o período do distanciamento social, por exemplo, enquanto outros segmentos enfrentavam dificuldades, o agronegócio continuou crescendo no Brasil.

Outra vantagem é a isenção de imposto de renda. Isso porque, assim como acontece nos FIIs, os dividendos dos Fiagros são isentos de IR para pessoas físicas, graças à regulamentação semelhante à dos fundos imobiliários. Desse modo, os lucros que os investimentos geram são livres da “mordida do Leão”, como forma de incentivo por parte do governo aos investimentos em áreas tão importantes da economia brasileira.

Por fim, esses fundos costumam gerar pagamentos regulares aos investidores. Ou seja, é uma forma de acumular patrimônio a longo prazo, e ainda obter uma renda extra a curto prazo, por meio dos dividendos.

Vantagens desses investimentos para produtores rurais

Cerca de 88% dos recursos captados pelos Fiagros são destinados ao financiamento de produtos agropecuários diretamente relacionados à atividade produtiva do setor. Isso ocorre porque esses fundos oferecem uma alternativa de captação de recursos com custos reduzidos para os próprios produtores rurais.

Assim sendo, não são só os investidores que se beneficiam, mas também os trabalhadores do campo.

Comparação com outros investimentos do setor agrícola

Os Fiagros investem em um setor vital para a economia brasileira, representando quase 30% do PIB. Diferentemente de LCAs e CRAs, que podem ser menos acessíveis, os Fiagros permitem que pequenos investidores se exponham ao agronegócio de forma diversificada com investimentos a partir de R$ 100. Essa diversificação é possível porque os Fiagros alocam seus recursos em uma carteira variada de ativos.

No entanto, é importante lembrar que os Fiagros fazem parte dos investimentos em renda variável e, portanto, não estão isentos de riscos. Desse modo, os investidores devem conhecer bem esse instrumento financeiro e escolher fundos com cuidado para compor suas carteiras.

Como investir em Fiagro?

Como já vimos, os Fiagros bem mais acessíveis que outras modalidades de investimento. Desse modo, você só precisa escolher uma corretora. Você pode, por exemplo, checar se o banco do qual é cliente não oferece essa opção.

Após escolher, abra uma conta em uma corretora de valores e complete o cadastro, fornecendo os documentos necessários, como RG, CPF e comprovante de residência.

Em seguida, cheque qual o valor mínimo e transfira o montante que deseja investir para sua conta na corretora. Então, acesse a plataforma da corretora e pesquise os Fiagros disponíveis, verificando suas características, histórico de rentabilidade e gestão.

Selecione um Fiagro que esteja alinhado com seus objetivos e perfil de risco e, com os recursos disponíveis em sua conta, compre cotas do fundo que escolheu.

É muito importante monitorar o desempenho do fundo ao longo do tempo. Geralmente, as corretoras disponibilizam uma plataforma online ou app para que você verifique relatórios e informações.

Lembre-se de que, como qualquer investimento, o Fiagro tem riscos. Portanto, p ideal é diversificar sua carteira e consultar um profissional financeiro que possa dar suporte e orientação.

Leia também: Contrato de parceria rural – conheça os benefícios!

Siga nosso Instagram: @kohladvogados

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn