Por que investir na cidadania italiana: vantagens econômicas e sociais

Investir na cidadania italiana

Sumário

Investir na cidadania italiana é uma escolha inteligente e repleta de vantagens. Segundo o Henley Passport Index, o passaporte italiano é o mais poderoso do mundo, por motivos que vamos te mostrar ao longo deste texto.

E a boa notícia para os brasileiros é que cerca de 15% da população tem direito a solicitar a cidadania e aproveitar todas as vantagens. Isso devido ao grande volume de imigrantes italianos que entraram no Brasil entre 1870 e 1920.

Assim sendo, se você já sabe que tem direito à cidadania italiana ou está considerando investigar se tem, continue lendo para descobrir por que se tornar um cidadão italiano é um passo estratégico para o seu futuro e o de sua família.

1. Ser um cidadão europeu e ter toda a Europa como sua casa é uma das vantagens de ter a cidadania italiana 

Com a cidadania italiana, você não apenas pode transitar livremente pela Itália, mas também por quase toda a União Europeia (UE). Assim, são 27 países integrantes da UE que se tornam acessíveis para você. 

Como cidadão italiano, você é reconhecido como um legítimo cidadão europeu, com todos os direitos e deveres assegurados. Isso porque a Itália faz parte do bloco econômico da União Europeia, o que garante a livre circulação e acesso a esses países. 

2. O passaporte italiano é forte e poderoso

Como vimos no início, o passaporte italiano é o mais poderoso do planeta. Com ele, você evita burocracia em 194 países. 

Então, se você adora viajar, saiba que é possível visitar os Estados Unidos, por exemplo, sem solicitar visto se você for um cidadão italiano. Além disso, países como Canadá e Japão também dispensam visto para portadores do passaporte europeu.

3. Estudar nas universidades da Itália e da Europa

Com a cidadania italiana, você não precisa de autorização para estudar nas melhores universidades europeias. Para quem deseja iniciar ou concluir o ensino superior na Europa, reconhecer a cidadania italiana é um dos caminhos mais fáceis para alcançá-lo. Sem contar que estudar na Itália é um passo importante para conseguir trabalho não só lá, mas em diversos lugares da Europa. 

Se você já estuda no Brasil ou está próximo de concluir seu ensino superior, pode reconhecer sua trajetória acadêmica na Itália e obter o tão sonhado diploma europeu. Esse diploma não só permite trabalhar na Europa, mas também valoriza sua carreira no Brasil.

4. Trabalhar e ganhar em euro é uma das principais vantagens da cidadania italiana

Trabalhar para empresas estrangeiras e receber salários em euro é um sonho para muitas pessoas. Afinal, a Europa oferece uma moeda valorizada, cerca de 5 vezes mais forte que a moeda brasileira, além de um custo de vida geralmente menor, o que se traduz em qualidade de vida.

Embora seja possível alcançar esse objetivo sem a cidadania italiana, obtê-la reduz bastante os riscos e amplia suas oportunidades de trabalho. Aliás, muitas empresas preferem contratar cidadãos locais ou manter o perfil europeu, o que expande suas opções de emprego.

Além disso, como cidadão italiano, você também se beneficia das leis trabalhistas europeias. Isso significa que você pode se aposentar na Europa e usufruir de diversos direitos e vantagens. 

Imagine ter uma carreira internacional e a possibilidade de trabalhar em diferentes países europeus: a cidadania italiana torna tudo isso mais acessível.

5. Cidadania italiana como herança

O direito à cidadania é transmitido automaticamente aos filhos, o que motiva muitas pessoas a buscar esse reconhecimento. De acordo com a Lei Italiana de Nacionalidade, basta atualizar seu AIRE (Anagrafe Italiani Residenti all’Estero) para que seus filhos menores de idade também tenham direito à cidadania italiana.

Assim, ela se torna uma herança valiosa, passada de pai para filho. Portanto, investir nesse processo não é apenas um custo, mas sim um legado para você, seus filhos e netos. 

Por fim, por tudo o que vimos até aqui, ter a cidadania italiana abre alternativas e possibilidades além das fronteiras do Brasil. Assim sendo, mesmo que os custos não sejam tão baixos e o processo dê um pouco de trabalho, com certeza vale a pena. Portanto, não veja isso como uma despesa, mas considere como um investimento no futuro!

Leia também: Dicas práticas para conseguir a cidadania italiana sem complicações

Siga nosso Instagram: @kohladvogados

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn