Mato Grosso do Sul inaugura delegacia especializada em furto de gado e demais crimes rurais

Sumário

A Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais, Deleagro, foi inaugurada na última quarta-feira dia 29 de setembro de 2021, na capital do Mato Grosso do Sul. O estado é um dos que mais sofrem com crimes cometidos na zona rural, tais como: furto de animais, conhecido como abigeato, furto de máquinas, de insumos agrícolas, entre outros.

O agronegócio é o setor mais importante para a economia do estado e circula valores muito altos, motivo pelo qual merecem uma proteção maior do que a que vinha recebendo. Com isso, além da Deleagro, a Polícia Militar também terá nova estrutura para prevenir tais crimes de modo que, em conjunto com a delegacia especializada, consigam combater as quadrilhas que cometem crimes rurais.

O crime de abigeato está previsto no art. 180-A do Código Penal, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa, enquanto que os furtos de máquinas e insumos não possuem previsão específica, pois se enquadram no crime de furto do art. 155 do mesmo código, sendo pena de reclusão de um a quatro anos e multa e de quatro a dez ano e multa, se qualificado.

A Deleagro está localizada no bairro Chácara Cachoeira, na Rua Dr. Mário Édson de Barros e recebeu o nome do Delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria, que seria o titular, mas sofreu um acidente de carro e veio a óbito. O nome foi uma homenagem, já que o acidente ocorreu quando ele retornava de uma operação.

Com informações de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Emanuelle Caneppele | Advogada – OAB/MS 26.248

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn