Plano ABC+ é a segunda etapa do plano ABC (2010-2020) e é a sigla para “Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura” e seu objetivo é a redução da emissão de carbono no setor agropecuário em 1,1 bilhão de toneladas até 2030.
É uma meta alta e 7 vezes maior que a anterior. A proposta é de que, com o apoio da tecnologia, o agro consiga atingir a meta utilizando sistemas de produção sustentáveis.
Essa atualização do plano veio no intuito de incentivar o respeito às normas e legislações com a regularização ambiental e o respeito ao Código Florestal.
Tecnologias como sistemas irrigados, terminação intensiva de bovinos e bioinsumos fazem parte do ABC+ e podem aumentar a eficiência e lucro dos produtores que utilizarem delas, sendo também uma forma de incentivo.
Além disso, outro objetivo do plano é a recuperação de áreas ambientais para a produção comercial de madeira, fibra, alimentos, bioenergia, látex e resinas. Isso plantando em uma extensão de 4 milhões de hectares.