5 passos para tirar a cidadania italiana

Tirar a cidadania italiana

Sumário

Tirar a cidadania italiana é o desejo de muitas pessoas. Afinal, a Itália é um dos países mais bonitos e ricos culturalmente do mundo, além de oferecer boas oportunidades de trabalho e estudo.

Porém, conseguir uma outra cidadania não é uma tarefa das mais fáceis, sendo necessário cumprir diversas etapas. Assim sendo, hoje vamos ajudar você a enxergar um caminho menos complexo para conquistar a sua tão sonhada cidadania italiana, com uma lista de 5 passos. Leia até o final e confira.

1. Reunião e preparação dos documentos é o primeiro passo para tirar a cidadania italiana

No contexto da cidadania italiana, a preparação dos documentos é fundamental para garantir que você esteja pronto para dar início ao processo.

Antes de viajar para a Itália ou de dar entrada no consulado, reúna toda a documentação necessária. Isso inclui certidões de nascimento, casamento, óbito e outros documentos relacionados ao ascendente italiano e sua descendêcncia até você.

Por exemplo, se seu descendente italiano é um avô, você precisa da certidão de nascimento ou casamento dele, comprovando sua naturalidade. Também precisa das certidões do seu pai e das suas.

Além de ter os documentos em mãos, compartilhe-os com o Comune (órgão municipal) na Itália. Porém, não sem antes cumprir a etapa da tradução juramentada.

2. Traduzir os documentos com tradutores juramentados

A tradução juramentada é um passo crucial no processo de obtenção da cidadania italiana. Ela garante que seus documentos sejam aceitos pelas autoridades italianas, evitando atrasos ou negações no seu pedido de cidadania. 

Após juntar as certidões brasileiras, como vimos na etapa anterior, elas devem ser traduzidas para o italiano por um tradutor público juramentado. Esse profissional tem reconhecimento legal e é habilitado a realizar traduções de fé pública.

3. Apostilar os documentos e traduções (substituição da legalização)

O apostilamento é um procedimento que simplifica a autenticação e legalização de documentos, tornando o processo mais rápido e eficiente. 

A Apostila de Haia é um tratado internacional que reúne mais de 110 países ao redor do mundo. Ela permite que um único ato, o “apostilamento”, confira validade a documentos em todos os países signatários da Convenção, o que elimina as etapas de legalização e consularização.

Quando você precisa apresentar documentos brasileiros no exterior (como para a cidadania italiana), em vez de passar por processos demorados de legalização e consularização, basta obter a apostila. Assim, ela dá autenticidade ao carimbo, assinatura e identidade do signatário. Vale lembrar que o apostilamento não dispensa a tradução juramentada. 

Assim, após estar com as certidões traduzidas, você pode solicitar o apostilamento em um cartório ou via online, com profissionais autorizados.

4. Viajar para Itália ou dar entrada na cidadania italiana no consulado

Além de dar entrada na cidadania italiana na Itália, é possível fazer a solicitação em solo brasileiro. O processo de cidadania costuma ser mais ágil quando realizado diretamente na Itália, principalmente se você tiver todos os documentos em mãos.

No local, você pode interagir diretamente com o Comune (órgão municipal) responsável pelo processo de cidadania. Porém, viajar para a Itália também envolve gastos com passagens, hospedagem e despesas diárias. Além disso, você precisará dedicar tempo à viagem e à estadia no país. Também é essencial ter todos os documentos traduzidos e apostilados antes de viajar.

Se você não pode viajar para a Itália, dar entrada no consulado é uma alternativa. Isso porque o consulado segue procedimentos padrão e pode fornecer orientações específicas. 

No entanto, o processo pode ser mais demorado, pois o consulado lida com um grande volume de solicitações. Após enviar a solicitação, já com todos os documentos traduzidos e apostilados, o prazo para resposta é de até 730 dias, sendo que o consulado atende por ano de requerimento. Ou seja, todos os que deram entrada em 2023, por exemplo, serão atendidos em uma mesma época.

5. Emissão da carteira de identidade e passaporte

Por fim, após já estar morando na Itália, é preciso tirar documentos italianos. Primeiramente, a Carta d’Identità, que é o documento de identificação pessoal na Itália. Ela contém informações como nome, data de nascimento, fotografia e número de identificação. 

Para obtê-la, você deve se dirigir ao Comune (órgão municipal) da sua cidade de residência na Itália. Lá, apresente os documentos necessários e siga as orientações do Comune. A Carta d’Identità tem validade de 10 anos e você pode renová-la posteriormente.

Já o passaporte italiano é um documento de viagem que permite que você viaje para outros países como cidadão italiano. Para obtê-lo, siga os seguintes passos:

  • Reconhecimento da cidadania: Primeiro, você deve ter o reconhecimento oficial da cidadania italiana pelo Comune;
  • Agendamento no Questura: Agende uma visita ao Questura (autoridade de segurança pública) para solicitar o passaporte;
  • Documentação: Leve os documentos necessários, incluindo a Carta d’Identità, comprovante de residência e fotos recentes;
  • Taxas e prazos: Pague as taxas e aguarde o processamento. O passaporte é válido por 10 anos.

Esses são os passos básicos, desde a juntada de documentos até a obtenção dos documentos oficiais como cidadão italiano. Então, agora que você já sabe como conquistar sua cidadania italiana, coloque as dicas em prática e Buona Fortuna!

Leia agora: 6 dúvidas sobre naturalização italiana por descendência

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