O visto para nômade em Portugal é uma excelente opção para quem deseja trabalhar remotamente e viver no país. A área digital vem crescendo muito ao longo dos últimos anos, e muito disso se deve às vantagens que trabalhar pela Internet oferece.
Uma das principais vantagens é a liberdade geográfica, que permite que a pessoa trabalhe de qualquer lugar do mundo com acesso à rede. Assim sendo, por que não ficar em Portugal e trabalhar com direito à vistas maravilhosas, pessoas amigáveis e tudo que o país tem a oferecer, não é mesmo?
Nesse sentido, o visto para nômade em Portugal pode ser uma excelente opção. Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações sobre o assunto, para que você entenda como isso funciona e muito mais. Então, leia até o final e não perca nada importante.
O que é o visto para nômade em Portugal?
O visto para nômades digitais em Portugal é uma modalidade específica criada para atender estrangeiros que trabalham remotamente e desejam morar por um tempo no país.
Assim, se você é um profissional que não depende de um escritório físico e pode realizar suas atividades de qualquer lugar do mundo, esse visto pode ser a solução ideal.
Quem pode solicitar o visto?
Qualquer estrangeiro maior de 18 anos que trabalhe de forma remota pode solicitar o visto para nômades digitais. Isso inclui tanto trabalhadores com vínculo empregatício com empresas estrangeiras quanto autônomos e freelancers.
O importante é comprovar a atividade profissional remota por meio de documentação, sobre a qual falaremos no próximo tópico.
Documentação necessária para solicitar o visto para nômade em Portugal
Na verdade, entrar em um país é um processo complexo, sendo necessário apresentar uma série de documentos para garantir que tudo seja legal e correto. Com o visto para nômades digitais em Portugal não é diferente.
Veja a seguir as listas de documentos que podem variar conforme o regime em que a pessoa trabalha, por exemplo.
Documentos básicos
- Formulário de pedido de visto preenchido e assinado;
- Duas fotografias 3×4 em boas condições de identificação do requerente;
- Passaporte válido por mais de três meses após a data prevista para o regresso;
- Seguro viagem válido para todo o período de estadia em Portugal;
- Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal do Brasil;
- Requerimento para consulta do registro criminal português pelo SEF;
- Carta de intenção justificando os motivos da viagem para Portugal;
- Cópia da passagem aérea de volta ao Brasil.
Documentos específicos
- Documento que ateste a sua residência fiscal;
- Comprovante de rendimentos médios mensais dos últimos três meses, equivalente a quatro remunerações mínimas mensais portuguesas garantidas (atualmente, 760 euros).
Documentação específica para trabalho subordinado
- Contrato de trabalho;
- Promessa de contrato de trabalho;
- Declaração do empregador comprovando o vínculo laboral.
Documentos específicos para profissionais independentes
- Contrato de sociedade;
- Contrato de prestação de serviços;
- Proposta escrita de contrato de prestação de serviços.
- Documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades.
Como solicitar o visto para nômade em Portugal?
Para tirar o visto, é possível fazer a solicitação no consulado português no Brasil, apresentando todos os documentos, comprovantes de renda e demais exigências.
Além disso, você também pode procurar uma agência de imigração de Portugal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Um ponto interessante é que o Brasil faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Então, como o país de destino também faz, pode ser mais fácil para brasileiros conseguirem esse visto.
Quanto ao preço da taxa consular, ele pode variar, mas costuma custar entre 100 e 200 euros.
Por que tirar visto para nômade digital para morar em Portugal?
São muitas as vantagens de se obter esse visto. Em primeiro lugar, Portugal é frequentemente listado como um dos melhores países para viver e trabalhar como nômade digital. Além do acesso à qualidade de Wi-Fi, o país oferece segurança, custo de vida acessível e estabilidade política.
Morar em Portugal também permite a livre circulação entre os 26 países que fazem parte do Espaço Schengen. Sem contar que o visto de nômade digital pode servir como um período de teste para quem deseja fixar residência no país e iniciar o processo de naturalização.
Gostou de saber mais sobre o visto para nômade em Portugal? Então, se você trabalha em home office, que tal mudar de ares e de vistas colocando essas dicas em prática e solicitando o visto?
Leia também: Cidadania portuguesa para netos: entenda como funciona
Siga nosso Instagram: @kohladvogados