Você sabe quais são os tipos de crédito agrícola disponíveis e suas características

Tipos de crédito agrícola

Sumário

Conhecer os diferentes tipos de crédito agrícola disponíveis no Brasil é essencial, principalmente para os agricultores que precisam de incentivos financeiros para seus empreendimentos no campo. Afinal, sabendo as opções, fica mais fácil escolher aquela que melhor se encaixa no seu caso, necessidades e orçamento.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com as principais modalidades de crédito que existem para os agricultores e suas principais características. Acompanhe até o final e confira todos os detalhes.

Quais os tipos de crédito agrícola existem?

Os principais tipos de crédito agrícola que existem são: Crédito de Custeio, Crédito de Investimento, Crédito de Comercialização e Crédito de Industrialização.

Apesar da essência ser a mesma, ou seja, empréstimo para empreendedores rurais, as modalidades de crédito podem diferir quanto à finalidade, condições, dentre outras características. Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.

Crédito de Custeio

O Crédito de Custeio é uma modalidade de financiamento que visa cobrir as despesas operacionais do ciclo produtivo. Como, por exemplo, aquisição de sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas e mão de obra. 

Assim, os recursos são utilizados para viabilizar o plantio, o trato das culturas e a manutenção das atividades agropecuárias. Geralmente, o crédito de custeio é renovado a cada safra, e se ajusta às necessidades sazonais dos agricultores. 

Quanto aos prazos de pagamento, eles variam conforme o tipo de cultura e a região, e os juros podem ser subsidiados pelo governo em programas como o Pronaf.

Crédito de Investimento

Por sua vez, o Crédito de Investimento permite aos produtores rurais investir em bens e serviços duráveis para melhorar a produção. Por exemplo, é possível adquirir equipamentos novos, como tratores, máquinas agrícolas ou sistemas de irrigação. 

Portanto, essa linha de crédito é essencial para modernizar as operações e aumentar a eficiência no campo. O benefício se estende por vários períodos de produção, e contribui para o crescimento sustentável das atividades agropecuárias. Vale lembrar que o Crédito de Investimento não se destina a despesas operacionais, mas sim a investimentos de longo prazo.

Crédito de Comercialização

Já o Crédito de Comercialização é uma linha de financiamento voltada para a venda dos produtos agrícolas no mercado. Ele auxilia os produtores rurais a escoar sua produção, e garante o custeio de recursos para armazenagem, transporte e comercialização. 

Com esse crédito, os agricultores podem enfrentar os desafios sazonais, como a concentração da oferta em determinadas épocas do ano. Os prazos de pagamento variam conforme o tipo de cultura e a região, e assim como no caso do Crédito de Custeio, o governo pode subsidiar parte dos juros, em programas como o Pronaf.

Crédito de Industrialização

Por fim, o Crédito de Industrialização tem como objetivo apoiar a transformação da matéria-prima agrícola em produtos industrializados. Ele é muito importante para agregar valor à produção, pois possibilita que os agricultores processem seus produtos e os levem ao mercado a valores melhores. 

Com esse crédito, é possível investir em estruturas industriais, como agroindústrias, laticínios, fábricas de alimentos e beneficiamento de produtos. Os recursos são utilizados para aquisição de máquinas, equipamentos e infraestrutura necessários para o processo de industrialização.

Por exemplo, se o produtor plantar bananas e quiser ampliar seu negócio e sua renda, pode recorrer a esse crédito para investir em equipamentos para produzir doce de banana, geleias, compotas, etc.

Como ter acesso aos diferentes tipos de crédito agrícola?

Para ter acesso a essas modalidades de crédito, é preciso entrar em contato com as próprias instituições financeiras que as concedem. Aliás, uma boa dica é checar se o banco do qual você é cliente oferece empréstimo para agricultores. Afinal, como você já tem uma relação com a instituição, pode ser mais fácil ser aprovado.

Por outro lado, alguns bancos são credenciados para conceder crédito pelo Pronaf, que, como vimos, é um programa pelo qual o governo subsidia a operação. Esses são os principais bancos autorizados a conceder empréstimos pelo Pronaf:

  • Banco do Brasil.
  • BNDES;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Nordeste;
  • Banco da Amazônia;
  • Banrisul;
  • Sicredi;
  • Bradesco.

Você pode ir até uma agência ou entrar em contato pelo Internet banking dessas instituições e checar as condições. 

Agora que você já sabe quais os tipos de crédito agrícola, caso necessite, coloque essas informações em prática e garanta recursos para o seu negócio.

Leia também: Direitos e deveres dos arrendatários e arrendadores de terras agrícolas

Siga nosso Instagram: @kohladvogados

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn