Trabalhar com pessoas no transporte envolve uma preocupação além de cumprir nossas responsabilidades com tempo de entrega, parte dessa preocupação é garantir o bem estar e integridade da equipe que realiza essa operação.
Segurança sempre foi um dos nossos pilares, mas eventos indesejados com acidentes persistiam em nossas operações. Após intensificarmos as tratativas das ocorrências, medindo as causas e trabalhando na causa raiz das ocorrências identificamos que boa parte de nossos problemas aconteciam por desvios de procedimentos, sejam eles conscientes ou inconscientes. A maioria desses desvios geravam não só insegurança a como também problemas na qualidade dos serviços prestados (avaria em produtos, atrasos, desgastes junto ao cliente, entre outros) onerando a operação.
Iniciamos o processo de treinamentos voltados ao time operacional que conduz veículos de nossa transportadora com foco em direção segura, jornada de trabalho e qualidade no serviço prestado, além de também iniciarmos o processos de qualificação de nossos parceiros prestadores de serviço tanto da distribuidora quanto da própria transportadora, de modo que toda a oferta de serviços do grupo esteja pautada nas mesmas diretrizes.
O resultado desse trabalho tem sido a redução de incidentes relacionados ao transporte de nossos produtos realizado tanto por frota própria quanto por frota terceira (no ano de 2019 nenhum incidente aconteceu), além de reduzirmos os problemas de avarias resultantes de movimentação, que onera significativamente a operação além de desgastar o relacionamento com cliente.
Sendo assim, concluímos que investir em pessoas, no sentido de capacitá-las gera muitos benefícios que são observados a curto prazo. Pouco investimento ou nenhum investimento foi realizado para garantir o alinhamento dos processos resultando em economia e performance para o grupo.
Mariane Sunada
Coordenadora de Logística
Centro Oeste Lubrificantes