A chegada do 5G no Brasil e a importância de se adequar a LGPD

Sumário

Com o avanço da tecnologia e o crescente número de usuários de dispositivos digitas, a quantidade de informações que circulam pelo mundo é imensurável. Se você é um profissional preocupado com a segurança da sua empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, com certeza lida diariamente com possíveis incidentes de segurança de dados e precisa se atentar a duas novidades: a chegada do 5G no Brasil e seu impacto na Lei Geral de Proteção de Dados.

Entretanto, para o sucesso do 5G é indispensável o avanço da LGPD no país, devido a previsão de um aumento indiscutivelmente maior de informações rodando o meio digital. Isso ocorre porque as principais obrigações impostas pelo norma é a de elaborar, implementar e manter uma segurança cibernética dos dados e a transparência dos controladores e operadores de dados. Assim, colocar em prática os regulamentos da LGPD de forma efetiva é o primeiro passo para esse futuro promissor.

Percebe-se que muitas vezes uma pequena falha não causa pânico. Porém, os grandes ciber ataques estão cada vez mais frequentes e podem ser responsáveis por grandes perdas, roubo e até bloqueio de dados da sua empresa. Caso isso aconteça todos os membros da sua equipe saberão o que fazer? Qual plano deve ser seguido e a responsabilidade de cada um nesta ocasião? Se não houver um planejamento e contratação de uma equipe especializada, não haverá garantia que a resposta da equipe será a mais adequada. As empresas precisam entender que a implementação de uma segurança de dados mais completa não pode ser considerada como gasto e sim como investimento mais do que necessário, tendo em vista a realidade atual e a que se aproxima com a chegada do 5G no Brasil.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn