São todos parecidos? – MITO – os defensivos podem ser de três tipos: químicos, físicos ou biológicos e existe um para cada praga a ser controlada. Além disso, o MAPA e ANVISA possuem protocolos muito rígidos que incluem a forma de aplicação, armazenamento, descarte e transporte das embalagens.
O agricultor pode aplicar livremente os defensivos? – MITO – possuem indicações de uso que devem ser respeitadas, como: lista de substâncias permitidas no país, o estágio de desenvolvimento da lavoura e as condições meteorológicas no dia da aplicação;
Brasil é o 7º no uso de agrotóxicos em todo o mundo? – VERDADE – estudo da ONU que se baseia em declarações voluntarias, aprovou isso. O relatório divide a quantidade de pesticida usado pela área cultivada, seja em lavoura ou enormes regiões de pasto. É uma forma de medida que pode ser burlada e que não mostra a realidade do Brasil, mas o estudo é verdadeiro.
Existem ameaças de pragas em lavouras pelo mundo todo? – VERDADE – cada ecossistema tem uma fauna e flora local, incluindo seus parasitas que são importantes para o ambiente.
A classificação dos defensivos agrícola é indiferente? – MITO – os defensivos agrícolas são separados em categorias de acordo com o nível de toxidade e, dependendo do nível, ele pode ou não ser aplicado em determinado local.
Todos os agricultores cumprem as normas impostas ao uso de defensivos? – MITO – pesquisas revelam que as regras para uso seguro de defensivos agrícolas muitas vezes não podem ser cumpridas pelos agricultores familiares por falta de recurso e/ou informação correta.